Vestido Longo Marine
Materiais:
7 novelos Anne (500 m), na cor 2770 (azul clássico);
Agulha para crochê Círculo 2,0 mm;
Agulha para tapeçaria Círculo;
Tecido em malha para fazer o forro da peça;
Papel vegetal;
1 zíper (20 cm);
Lápis;
Tesoura.
Pontos utilizados no crochê:
Corr.: correntinha, p.bx.: ponto baixíssimo, p.b.: ponto baixo, m.p.a.: meio ponto alto, p.a.: ponto alto, ponto fantasia (A): siga o diag. 1, ponto fantasia (B): siga o diag. 2, ponto fantasia (C): siga o diag. 3.
Abreviaturas:
Nov.: novelo, p.: ponto, pts.: pontos, trab.: trabalhe ou trabalhando, ag.: agulha, diag.: diagrama, mot.: motivos, rep.: repetições, seg.: seguinte, rem.: rematar, acomp.: acompanhando, comp.: comprimento.
Amostra:
Um quadrado de 10 cm em p.a., na ag. de 2,0 mm = 30 pts. x 11 carr..
Execução:
Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho. OBS.: A parte grifada em amarelo nos diagramas representam (1 motivo) feitos sobre 4 carr..
1ª etapa (parte superior da peça):
Use a ag. de crochê de 2,0 mm e o fio Anne na cor 2770 (azul clássico), inicie a peça pela cintura trab. frentes direita e esquerda e as costas de uma só vez em carr. de ida e volta. Trab. um cordão de 240 corr., sobre este cordão trab. no p. fantasia (A – 40 mot.) acomp. o diag. 1, os pts. de rep. e o molde. À 19cm de comp. do início trab. cada lado separadamente seguindo o molde para formar as cavas e decotes. À (37 cm) de comp. do início rem. a peça. Montagem para superior: Use a ag. de tapeçaria e una os ombros (5 cm), deixando a abertura das cavas de (18 cm). Una as partes da frente (12 cm), de cada lado forme duas pences, deixando a circunferência da cintura com (76 cm).
2ª etapa (saia, babado ao redor das cavas, babado em relevo parte inferior da saia):
Una o fio na cintura em uma das laterais e trab. no p. fantasia (A) acomp. o diag. 1 a partir da 1ª carr. e os pts. de rep., trab. em carr. de ida e volta. Da 1ª até a 12ª carr., trab. (31 mot.). Agora trab. em carr. circulares no p. fantasia (B) acomp. o diag. 2 e os pts. de rep., da 13ª á 20ª carr., trab. (33 mot.). Mude para o p. fantasia (C) acomp. o diag. 3 e os pts. de rep. e trab. da seg. maneira: da 21ª à 28ª carr., trab. (35 mot.), da 29ª à 40ª carr., trab. (37 mot.), 41ª à 48ª carr., trab. (39 mot.), 49ª à 64ª carr., trab. (41 mot.), 65ª à 72ª carr., trab. (43 mot.), 73ª à 76ª carr., trab. (64 mot.), 77ª à 99ª carr., trab. (86 mot.), rem. o fio. Babado ao redor das cavas: Una o fio ao redor da cava e trab. o babado no p. fantasia (C) acomp. o diag. 3 e os pts. de rep. da 1ª até a 7ª carr. (82 mot.). Babado em relevo parte inferior da saia: Una o fio na 65ª carr. e trab. em relevo o babado no p. fantasia (C) acomp. o diag. 3 e os pts. de rep. da 1ª até a 4ª carr. (27 mot.). OBS.: Somente os p.a. da 1ª carr., serão presos no direito da peça. Forro do vestido: Sugestão do forro vestido peça avulsa modelado sobre o vestido.
Artesã: Luciana Panza